O Brumércio - Brumado é mais Comércio

       

Falando Sobre Vendas
 
O Guia de um Bom Vendedor
 
Aptidão, motivação, amor pelas vendas, sociabilidade e extroversão, dentre outras, são (ou deve ser) fatores componentes do perfil do homem de vendas.

Existem entretanto algumas regras básicas e que, infelizmente nem sempre chegam ao conhecimento do vendedor – que devem ser observadas e seguidas com a atenção devida.
Nós chamaríamos e essas regras de “preceitos para o bom vendedor”. Voltadas à melhoria da eficiência e produtividade do profissional – vendedor.

PLANEJE SUAS ATIVIDADES

Sem planejamento você não chegará a lugar nenhum. A “famosa agenda” é indispensável no seu trabalho. Organize-se, evitando que contratempos venham fazer com que um comprador em potencial deixe de ser visitado e que falha de um planejamento prévio.

SEJA ASSIDUO E PONTUAL

O profissional zeloso de atentar bem para esses dois aspectos: assiduidade e pontualidade. Isso principalmente no setor de vendas. Você já imaginou um cliente pronto para fechar uma venda e o vendedor não aparecer? Ou chega atrasado? Obviamente. A não ser que sejam problemas insuperáveis, isso jamais devera acontecer.

USE SEMPRE DA HONESTIDADE

Seja honesto com sua empresa, consigo mesmo e com os clientes. Não use artifícios oferecendo coisas que não podem ser compridas, simplesmente para concluir uma venda e receber a comissão. Faça um jogo aberto com o cliente que agora está sendo abordado, pois através de você poderá efetuar muitas outras vendas.

MANTENHA AS SUAS BOAS CONDIÇÕES FÍSICAS E MANTAIS

Mais do que outros profissionais de outras áreas, você precisa muito dessas duas condições. Afinal, o forte do vendedor são as comissões recebidas. Procure preservar sua saúde, evitando eventuais faltas ao trabalho.

TENHA ESPIRITO DE COOPERAÇÃO

Não encare as vendas como sendo uma competição de vida ou morte. Não tenha seu colega de vendas como sendo um rival. Sempre que possível coopere, inclusive com sua influencia, para que seu colega possa efetuar uma venda, se isso depender de você. A retribuição virá de uma forma ou de outra, pois: “amor com amor se paga”.

CUIDE DE SUA APARÊNCIA PESSOAL

Isso é importantíssimo. Discutimos esse assunto na próxima postagem.

SEJA SIMPATICO

Utilize sua simpatia tendo tato, sendo sincero e cortês. Embora a simpatia possa ser cultivada, procure não forçá-la. seja você mesmo, autêntico, para não tornar a coisa muito artificial.

CONFIE EM SI PRÓPRIO

Você julga que tem um excelente potencial. Pois é a partir daí que deve advir a sua confiança para um nível de desempenho elogiável. Acredite em si próprio. No momento em que isso acontecer, todos acreditarão em você.

ESFORCE-SE SEMPRE; ATUALIZE-SE NA SUA PROFISSÃO

Não caia no marasmo. Se hoje você vendeu 5, programe se para amanhã vender 10. Seja ambicioso (no bom sentido) pois isso é muito bom para você e sua empresa. Atualize-se. Procure conhecer novas técnicas. Participe de cursos e treinamentos. O único beneficiado será você.

SEJA OTIMISTA

Fizemos uma citação anterior, dizendo que o otimismo é o passo seguro para as grandes realizações. Irradiando otimismo você contagiará a todos que estejam ao seu redor. Isso em termos de vendas é fundamental.

ENCARE SUA PROFISSÃO COMO SENDO A MELHOR DO MUNDO

E ela é. Por tudo que foi dito, nada mais a acrescentar. Faça da sua profissão a sua forma de vida, e usufrua todos os benefícios dela advindos. Não seja mais um neste mundo tão competitivo. SEJA O MELHOR.

SEJA ESPERITUOSO E FÉRTIL EM RECURSOS

Seja criativo. A criatividade deve estar presente em muitas situações de venda. Crie e utilize recursos para conquistar a simpatia de um cliente ou fechar uma venda considerada difícil. Você será muito elogiado por isso.

ENCARE OS PROBLEMAS SURGIDOS COMO UMA EXPERIÊNCIA A MAIS

Problemas irão surgir. Isso é inevitável e você deverá encará-los, incorporando-os a experiências vividas. Trate-os com os devidos cuidados e cresça profissionalmente com suas soluções.

NUNCA QUEBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

Não faça comentários desairosos sobre possíveis clientes. Não espalhe boatos; mantenha sempre uma certa distância de focos negativos.

FAÇA PERIODICAMENTE UMA AUTO-AVALIAÇÃO

Em outras palavras, conheça-se a si mesmo. Este preceito pode mostrar-lhe os meios de aperfeiçoamento e garantir o seu sucesso pessoal.

E NÃO ESQUEÇA: USE SEMPRE ESTE GUIA
 
 
 
O Brumercio © Copyright 2017
Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing e Tecnologia LTDA.