O Brumércio - Brumado é mais Comércio

       

Falando Sobre Vendas
 
Motivação: Com ela se consegue aumentar a produtividade e manter um ambiente agradável na empresa.
 
Toda empresa tenta se destacar no mercado no qual atua.


Para isso, além de uma boa estrutura de departamentos e uma equipe qualificada, os líderes precisam saber motivar os funcionários para que eles sintam prazer em desenvolver tarefas na organização.
Por meio da motivação o líder consegue aumentar a produtividade e mantém um ambiente agradável no escritório. Segundo Eduardo Kruger, sócio da Informant, qualquer gestor consciente vai dizer que o seu maior capital são seus funcionários. O motivo é que como as organizações atuam em mercados extremamente concorridos, precisam inovar cada vez mais e em menor tempo para atender públicos cada vez mais exigentes.

Um elogio bem feito, de acordo com o team leader, é uma ferramenta motivacional importantíssima para qualquer gestor demonstrar reconhecimento para com seus funcionários. De que maneira? Eduardo explica: "O que as pessoas geralmente não prestam atenção é no ‘como’ fazer esse elogio e em algumas regrinhas básicas que tornam um elogio um fator motivacional para a pessoa que o recebe".

Eduardo apresenta duas regras de como devem ser realizados elogios aos profissionais:

Regra 1: o melhor elogio é o realizado "olho no olho" em forma de cumprimento pessoal. Essa é a forma mais efetiva e, provavelmente, será um momento lembrado por muito mais tempo pela pessoa que o recebeu. Além de gerar pessoalidade e demonstrar respeito por parte da pessoa que o está fazendo.

Regra 2: todo elogio começa com um nome, um fato e uma apreciação sincera. Quando for elogiar um funcionário por algum bom comportamento ou meta alcançada, inicie com o nome da pessoa, seguido de um fato que comprova o elogio e na sequência uma apreciação sincera. Não faça elogios genéricos sem um fato que comprova esse bom comportamento. Quando damos um fato que ratifica o elogio, o tornamos sincero e verdadeiro. E a pessoa entenderá exatamente qual a atitude que promoveu o elogio e sendo motivada a manter essa atitude positiva no futuro.

"O elogio compartilhado na frente dos demais colegas de equipe tem ainda mais força, pois reforça não apenas para quem está recebendo o elogio, mas para todos os demais o que a empresa espera desses profissionais", garante Eduardo.

Oferecer prêmios ou bônus extras também são ações válidas. "A maioria das grandes empresas o faz por meio de Programa de Participação de Resultados que, geralmente, está atrelado a metas gerais de toda a empresa", informa. Esses prêmios recompensam todos os funcionários da empresa quando metas são alcançadas e não apenas uma pessoa em específico. "A bonificação de funcionários de forma isolada deve ser feita apenas quando isso é aprovado pelos próprios funcionários", orienta.

Além do incentivo aos elogios, Eduardo Kruger afirma que existem outras práticas de liderança que podem parecer simples e inofensivas, mas, se bem utilizadas, podem ser ferramentas muito importantes para promover a motivação de funcionários dentro de uma empresa. Acompanhe:

Regra 3:

Demonstre real interesse por seus funcionários: as pessoas passam pelo menos oito horas diárias de suas vidas no ambiente de trabalho e boa parte do seu desempenho é diretamente afetado pela sua vida pessoal. Elas não são máquinas e nem possuem uma chave que liga às 9h e desliga às 18h. O trabalho, compromissos sociais e familiares se "cruzam" durante o dia e exercem influência sobre o desempenho das pessoas no trabalho. Por isso, quanto mais um gestor conhecer de um funcionário, conseguirá ajudar esse profissional a ter um melhor desempenho. Isso não significa que o líder precisa conhecer toda a vida pessoal de seus liderados, mas apenas conhecer suas dificuldades fora do ambiente profissional.

leia também
O segredo é a motivação
Quinze dicas para infantilizar uma equipe

Regra 4:

Permita que seus funcionários participem das decisões: permitir que todos os funcionários, dentro das suas áreas e equipes, façam parte das decisões da empresa, é uma ótima forma de trazer comprometimento. Muito mais do que uma renumeração atraente ou benefícios, todas as pessoas têm uma necessidade de fazer parte de algo maior e saber que sua participação na empresa faz a diferença. Permita que seus funcionários possam influenciar positivamente a sua empresa.
 
 
 
O Brumercio © Copyright 2017
Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing e Tecnologia LTDA.