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Falando Sobre Vendas
 
Simpatia:um jeito fácil de conquistar clientes
 
Quantas vezes você já voltou a um estabelecimento (loja, restaurante, consultório médico) basicamente porque achou os atendentes muito simpáticos e atenciosos? Particularmente, considero esse um dos melhores diferenciais que uma empresa pode ter, e o legal é que não é preciso fazer nenhum investimento financeiro para sair na frente da concorrência, aumentando as chances de fidelizar a clientela.

O ser humano é tão carente de apoio social –sorrisos, abraços, cumprimentos— que, segundo um estudo feito em Harvard, a correlação entre a felicidade e o apoio social é de 0,71. Para se ter uma ideia de como as duas coisas estão ligadas, a correlação entre o tabagismo e o câncer é de 0,32. Resumindo, você pode fumar e não ter câncer, mas se viver sozinho ou for rodeada de pessoas difíceis, será infeliz.

Uma empresa americana do ramo da saúde chamada Ochsner Health System tem uma abordagem interessantíssima. Ela chama de “10/5 way”. Os números fazem referência a distância (que lá é medida em pés ou milhas, portanto em português seria algo como: “1,5/ 3 metros de distância”). Funciona assim: se um funcionário estiver a 3 metros de uma pessoa, ele deve fazer contato visual e sorrir. Se ele estiver a 1,5 metro, deve dizer oi.

São mais de 11.000 funcionários que entenderam a importância do apoio social para os pacientes e para uns com os outros. Desde a implementação do 10/5, a empresa detectou um aumento no número de visitas de pacientes, 5% mais probabilidade de um cliente recomendar a organização e uma considerável melhoria na avaliação dos médicos.

Se o apoio social é tão importante para a felicidade, é natural que isso impacte também os clientes. Relacionar-se com um vendedor, pagar uma conta ou pesquisar preços não deveriam ser atividades desgastantes. Mas, ao longo dos anos, as empresas o tornaram assim, forçando clientes a criarem uma barreira em sua volta. E quando uma empresa consegue romper essa barreira, ela conquista o cliente.

E da mesma forma que um filho desarma uma mãe com um sorriso depois de fazer algo errado, o sorriso também desarma clientes. O 10/5 é uma das pequenas coisas que todo profissional pode fazer para romper essa resistência natural do cliente. Mesmo que a sua empresa não faça, comece por conta própria. Quer você seja um vendedor ou programador, você verá que as pessoas sempre voltam aonde são bem-vindas, à você.
 
 
 
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