O Brumércio - Brumado é mais Comércio

       

Dicas
 
No controle da dor da artrite reumatoide
 
Mudanças na temperatura, especialmente no inverno, costumam provocar dores nas articulações em quem tem artrite reumatoide, doença autoimune que provoca ainda calor, inchaço e vermelhidão nas juntas das mãos, dos cotovelos, ombros, punhos e joelhos. Para aliviar o desconforto, a reumatologista Maria Cecilia Cattai Anauate, do Hospital Santa Paula, em São Paulo, indica que você siga as recomendações do seu médico e faça aplicação de gelo ou calor, dependendo da preferência do paciente, para “anestesiar” o local dolorido. “O repouso é indicado apenas para dores agudas, mas não necessariamente a pessoa precisa ficar deitada na cama. Na maioria dos casos, basta imobilizar a área com tala ou algum outro apoio”, esclarece a médica.

Outra alternativa é associar sessões de fisioterapia. Os exercícios aplicados pelo fisioterapeuta ajudam a melhorar a força muscular, a flexibilidade e a movimentação das articulações, além de aliviar a rigidez das áreas afetadas e evitar que, inconscientemente, a pessoa sobrecarregue suas articulações com determinadas atividades, o que pode piorar o processo inflamatório provocado pela artrite reumatoide.

Os benefícios dos exercícios

Para prevenir as dores, Maria Cecilia Anauate recomenda atividades de alongamento, hidroginástica, pilates e caminhada, pois não sobrecarregam as articulações. “Com o passar do tempo e sob a orientação do especialista, essas atividades podem ser combinadas com exercícios de fortalecimento muscular. Isso facilita a realização dos movimentos no dia a dia”, completa a especialista.
 
 
 
O Brumercio © Copyright 2017
Desenvolvido por Unifácil Agência de Marketing e Tecnologia LTDA.